Desvendando os segredos da linguagem corporal

Desvendando os segredos da linguagem corporalAcabei de ler esse excelente livro escrito por Allan e Bárbara Pease, os mesmos autores dos livros “Porque os homens mentem e as mulheres choram”, e “Porque os homens fazem sexo e as mulher fazem amor”. O livro explica, de acordo com pesquisas científicas e não apenas em “achismos”, como identificar o que as pessoas falam através da linguagem não-verbal, o que muitas vezes é mais verdade do que aquilo que se fala.

Em Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal, Allan e Barbara Pease esclarecem que 93% da comunicação humana é feita através de expressões faciais e movimentos do corpo. Quando aprendemos a prestar atenção em nossa linguagem corporal e a interpretar corretamente a dos outros, passamos a ter maior controle sobre as situações, pois podemos identificar sinais de abertura, de tédio, de atração ou de rivalidade e agir de forma adequada aos nossos objetivos. (Submarino)

Uma das partes mais legais do livro é quando os autores explicam que todos nós – homens e animais – temos um espaço pessoal determinado culturalmente. Esse espaço pessoal é divido em quatro zonas de distância: zona íntima, zona pessoal, zona social e zona pública. A zona pessoal é entre 14cm e 46cm de distância do nosso corpo.

“Só os entes afetivamente próximos, como amantes, pais, cônjuges, filhos, amigos íntimos, parentes e mascostes, têm permissão para entrar nela.” (pág. 126 e 127).

Isso eu achei simplesmente fantástico. Todas aquelas pessoas que conversam com a gente tão próximas que dá pra sentir o mal hálito dentro das narinas deveriam ler esse livro. Eu não suporto pessoas que chegam “chegando”, sabe?

Aquelas que dão tapinhas nas costas, abraçam e dão três beijinhos mesmo vendo nossa cara de “ei, o que você está fazendo??”. Elas deveriam perceber seu nível de intimidade com os outros antes de chegarem tentando ser os seres mais legais da floresta e, ao contrário de sua real intenção, deixarem uma péssima primeira impressão. Radical demais minha opinião?? Acho que não, né? ;c)

Recomendo a leitura.

6 comentários em “Desvendando os segredos da linguagem corporal

  1. Certa vez ganhei do Professor Pierre Weill, psicólogo fundador e reitor da Universidade Holística de Brasília, livro por ele escrito: O Corpo Fala. Uma maravilha. Deve ter muita coisa desta sua leitura que vai de encontro ao que li e por isso, se gosta do tema, recomendo esta leitura. Só não sei se o livro ainda é comercializado.
    Cadinho RoCo

  2. Nanda, estou mesmo meio fora do ar , he he! Obrigada, mas estou quebrando a cabeça com o WP, e estou sem tempo para procurar o que preciso, pois a prioridade é o trabalho, Estou contando com esse recesso! Preciso memo descansar. Concordo com você: beijinho e tapinhas nas costas , falar perto demais, é pra quem é íntimo da gente, né.
    Um ótimo findi pra você também!
    beijo,menina

  3. Caraca, eu fiz um post muito parecido com o teu quando terminei de ler o livro. Eu também falei sobre o espaço pessoal. Realmente ninguém merece quem chega perto demais…

    ;*

  4. Novo livro DESVENDANDO A LINGUAGEM CORPORAL NOS RELACIONAMENTOS, autor Marcos Tadeu Cardoso mais uma obra que certamente fará um grande sucesso. Como indicação teve o diretor de jonarlismo da Globo R. e da Record News Heródoto Barbeiro, e outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo