Dia 04: Seu livro favorito

Esse é (mais ou menos) fácil. Eu poderia citar Harry Potter, que é uma série que eu amo e fiquei fascinada quando li. Poderia citar também a trilogia Senhor dos Anéis, que é encantadora com seu mundo, suas ideias. Mas não, não vou citá-los. Vou citar o livro desse autor que marcou minha vida. O livro que virou filme e encantou (ou assustou, talvez), mas que eu conheci bem antes e soube que ele era o cara. O livro que me fez querer devorar todos os outros do mesmo autor, e me fez achá-lo o melhor ever.

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente.

Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.

Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: “uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”.

Ensaio sobre a cegueira é um livro denso, não tão fácil de ler e menos ainda de ser compreendido. Através de metáforas busca a essência do ser humano, colocando-os em um nível de desespero que os fazem mostrar sua angústia e seu eu verdadeiro mais sombrio. Eu SUPER recomendo o livro!

11 comentários em “Dia 04: Seu livro favorito

  1. Nanda, eu tô adorando acompanhar esse meme. Não sabia que vc tbm estava nessa, vou te acompanhar tbm hehe.
    Sabe que eu nunca li nada de José Saramago! Até tentei, comecei a ler Ensaio sobre a lucidez, mas ai surgiram outros livros, e acabei abandonando esse, mas qualquer hora eu retomo a leitura. E me interessei por esse tbm, Ensaio sobre a Cegueira, vou seguir sua indicação. Já vai pra minha listinha hehe.
    Bjks!

  2. Nossa, esse livro é tudo! Eu o vejo como o que enxergava enquanto nós curtíamos nossa cegueira, nossa alienação em aceitar tudo sem questionar.
    Trecho: “Por que foi que cegamos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem”

    1. ADORO essa citação, Ana! Realmente é a essência do livro, a mensagem que quer ser transmitida, né?
      E amo ainda mais saber que tantas pessoas gostam do livro como eu! =D

      Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo