Vamos ignorar o fato de que não posto há meses, de que estamos confinados em casa há SETENTA e fˆ%&$* dias, que teria muitas coisas para contar, BUT desde que estamos em casa com uma criança de agora CINCO anos, temos que inventar diversas atividades para distraí-la e não enlouquecermos (nós e ela né). E se existe um momento melhor que uma quarentena para voltar a escrever no blog diarinho da vida, desconheço.
Então, apenas como um parênteses para lembrar que:
- preciso transcrever a carta de cinco anos dela;
- preciso contar como foi sua festinha nessa nossa nova realidade
- preciso fazer o post de #aoscinco (já que vamos postar, vamos fazer a coisa direito né)
- preciso contar que o blog está de LO novo (toda vez que passo meses sem postar, volto de cara nova pra ver se animo a continuar – veremos rs)
Então, agora venho humildemente compartilhar algumas atividades que estamos fazendo aqui em casa para tentar desestressar, passar por essa fase de uma maneira mais leve. Aqui decidimos (no caso, eu decidi), que não iríamos assistir aulas online. A escola da Clarice optou por aulas online diárias de duas horas. No primeiro dia já me estressei, fiquei com dor nas costas, não rolou. Perguntei pra Clarice se ela queria continuar assistindo as aulas e ela disse diretamente: NÃO, prefiro fazer as nossas atividades. Que demais, sobrou pra mim rsrs Então, diariamente intercalamos a vida diária de trabalho de casa mais Home office e Clarice, que está ali ávida por atenção, né? Segue algumas dicas:
ESCUTAR MÚSICA E DANÇAR
Em casa toca de tudo: pop, turma da Mônica, rock and roll (pesado, diga-se de passagem), mpb – só sertanejo que não entra, mas é questão de gosto mesmo. E a gente dança TUDO. Tem hora que é a música do papai, tem hora que é a minha, tem hora que é a da Clarice. A gente ouve música praticamente o dia inteiro. Clarice é muito musical – assunto longo para um post – mas não escutamos somente músicas infantis não. E ela cada vez mais tem escolhido suas músicas favoritas. O fato é que a música sempre muda o ânimo da casa.
COZINHAR JUNTO
Se teve uma coisa que deve ter batido record de pesquisa no google nessa quarentena são receitas. E em época de quarentena, ou você cozinha, ou você morre de fome. Envolver as crianças no processo de fazer um alimento requer paciência (muita), mas pode ser uma ótima opção para se divertir, passar um tempo legal juntos e aprender. Eu não me aventuro em nada difícil. Clarice já está craque em fazer bolo com o pai. Comigo, fizemos umas bolachinhas de maisena em que ela fez praticamente sozinha. Misturou os ingredientes, fez as bolinhas de bolacha, amassou com o garfo, untou a forma. E nisso já sabe quais são os ingredientes, o que é líquido, o que é seco, tem noção de peso, gramas, quilos. A curiosidade é a chave para o conhecimento, já diria algum educador. E com todo seu interesse, a gente acabou envolvendo ela em outras atividades da casa, assim tem ajudado a fazer o café, colocar a mesa, tirar a mesa. <3
ATIVIDADES MANUAIS
Mister Maker, Pinterest, Perfis no instagram, tudo vira fonte de inspiração para atividades com esses seres criativos que temos em casa. Vale usar tudo, desde o básico cola, papel e tesoura, até pegar o papel alumínio, botões, canetinhas, canetas preciosas da mãe. Aqui abro um parênteses. Como criança gosta de uma estabilo ne? Cresci para trabalhar e comprar canetas para um ser de cinco anos PINTAR COM ELAS. Shit. Brincadeiras a parte, vale até dar as benditas canetas por alguns minutos de sossego kkkkk Eu pego todas as ideias de atividades na Internet mesmo. Logo volto com posts (espero) detalhando as mais legais que temos feito.
SESSÃO DE CINEMA
Não faz muito tempo que Clarice começou a gostar de assistir filmes, mas nessa quarentena o negócio se intensificou. Além de ser um momento de curtimos nós três juntos (e as vezes cinco, porque Glória e Vera estão sempre por perto rs), a gente conversa sobre o filme depois. Nós vemos normalmente um filme ou dois por semana, porque Clarice mergulha de cabeça na história. Nos dias seguintes, desenha cenas do filme, integra os personagens nas suas brincadeiras. O último que vimos foi Divertidamente (maravilhoso, por sinal) e há dias ela tem brincado com os personagens da historia. Uma hora ela é a Riley, em vários momentos os carrinhos coloridos viram as emoções. A gente traz as cenas pro dia a dia. É muito legal. Outros que vimos e amamos:
- Lilo e Stitch
- Stitch deu defeito (ela gostou tanto que assistimos o 2)
- Frozen 2 (e trilha sonora toca dia sim, dia também em casa rs)
- Dois irmãos (eu AMEI)
- Valente
- Monstros SA
LIVROS, LIVROS E MAIS LIVROS
E também gibis rs. Clarice ama livros, e eu amo comprar livros pra ela. Se está entediada corre pro quarto buscar um livro e fica ali no sofá, lendo. As vezes lê dois, três. Gibis também, mas nessa época de quarentena tá difícil achar pra comprar. Ela já decorou as histórias dos gibis que tem, e olha que ela tem vários kkkkk Recentemente fizemos uma limpeza e separamos diversos livros para doar (eu acabei comprando vários no aniversário, e ela tinha alguns ainda de quando era menor). Deixamos somente os que ela realmente gosta, e outros que acredito que em breve o interesse vai aumentar. Esse da foto ela AMA, é o Chapeuzinho Amarelo, do Chico Buarque, com ilustrações de Ziraldo. Além de lindo, adoro como a história vai mostrando uma Chapeuzinho medrosa que cada vez fazia menos coisas de tanto medo, e quando encontra o lobo vai perdendo esse medo, e até o medo do medo. Clarice ama as rimas, especialmente o final. Super vale a pena ler para as crianças que ainda não leem, e principalmente na fase de alfabetização. É lindo vê-los descobrindo as palavras, as rimas, a história, as trocas que o livro propõe. Deixo o link caso alguém se interesse.
FANTASIAS
Aqui vale de tudo. Roupas de personagens, saia de tule, arquinho, varinha de fada, asa de borboleta, meias coloridas, rabo e pé de dinossauro (Clarice tem e AMA rs). O que importa é deixar a imaginação rolar. Clarice tem várias fantasia de princesas que a mãe louca dela compra pra ela, mas pergunta quais ela mais ama? As que ela inventa. Aqui ela era a fada estrelada dos corações. Quando coloca o arco de Sol vira a Sunshine. Quando coloca o arco de arco íris vira a Rainbow Girl. Quando coloca os treco de dino, vira a Claricessauro.rs Que fase DELICIOSA!</p)
OBSERVAR A NATUREZA
Aqui eu preciso abrir outro parênteses para explicar que nossa quarentena é dividida entre fases no apartamento em São Paulo e quintal da casa dos padrinhos da Clarice ou da casa do avô em Avaí. Tudo depende de como estamos trabalhando ou em férias (por enquanto foi assim, né, em breve ficaremos somente em São Paulo). Mas da nossa pequena sacada ao quintal da casa da avó, a gente PRECISA se conectar com a natureza. Seja tomando o sol da manhã na sacada, ou observando a lua e as estrelas a noite (quando dá). Seja molhando as plantinhas do vô, olhando as árvores na rua, escutando os passarinhos cantar. Sem contar que toda essa vivência é uma fonte de aprendizado que a criança não esquece. Clarice sabe que os frutos vem após as flores secarem. Viu a flor do abacate e depois viu o abacatinho. Dessa vez, viu no limoeiro as flores do limão e vários pequenos limões nascendo. Conhece várias árvores frutíferas graças a música da palavra cantada kkk e também ao quintal da casa dos avós. Ela não esquece nada, principalmente quando vivencia. É nítida a diferença do quanto é revelante pra ela o que aprende vivendo do que aprende na escola. Já observamos estrelas no céu, identificamos constelações, falamos do inverno (tá um frio), verão, sol, neve.
EXERCÍCIOS
É impressionante como vai chegando sete, oito da noite, Clarice tem uma energia acumulada. Começa pular, correr dentro de casa, rodar a cabeça like crazy. Quando estamos em Bauru ou em Avaí, que tem quintal, a gente deixa ela andar de bicicleta, patins, patinete, escorregar no escorregador que tem lá, andamos no quarteirão, desenhamos amarelinha no quintal, fazemos de tudo pra ela gastar energia. Em casa, monto a amarelinha de EVA que ela tem, pra ela pular umas trezentas e quinze vezes, e gastar uns 15% de energia rs Ela pula corda, brinca com o pé de dinossauro, dança, pula, corre. Crianças tem muita energia mesmo, e a gente precisa encontrar uma forma para que eles possam extravasar em época de quarentena e confinamento. Se não vira um CAOS. Na minha humilde opinião, dentro do apartamento, os melhores itens são a amarelinha e a corda. Tem ajudado bastante. E vamos variando entre momentos de tocar o terror na casa, e de se concentrar para fazer uma pintura ou outras opções que citei aqui no post.
Tem alguém aí que ainda lê blog? rs E vocês que tem filhos (ou não), como estão fazendo para se distrais na quarentena. Aceito dicas, considerando que essa situação nesse nosso Brasil (ê laia) não está nem perto de acabar né?
Tudo isso que escrevi é voltado para os filhos, afinal, o blog acabou virando monotemático depois que Clarice nasceu. Quem sabe eu volto com algumas ideias para adultos. Já posso ir deixando algumas dicas: beber, comer ahahaha.