Livro – O monstro das cores

O livro O Monstro das Cores, da Anna Llenas, é na minha opinião um dos melhores livros infantis sobre emoções para crianças. O livro conta a história do Monstro das Cores, um monstrinho que está confuso e não sabe o que está acontecendo. Suas emoções estão uma verdadeira bagunça. Com a ajuda de uma menininha esperta, ele consegue desembolar tudo. Para cada emoção, uma cor. Por exemplo, o amarelo representa a alegria; o azul, a tristeza; o preto, o medo.

Clarice começou a aprender sobre as emoções com a coleção de contos da Trace Moroney (essa coleção toda merece um post), então já tinha contextualizado alguns sentimentos. A história é fofa e ajuda a criança a identificar as diferentes emoções que sentem através das cores.

Nós começamos lendo desde que Clarice tinha uns três anos e primeiramente ela conseguiu identificar as emoções e situações em que as sentia. Depois, começamos traçar estratégias para lidar com as emoções. E confesso que até eu acabei entrando no processo de aprendizagem, afinal, nós não fomos educados emocionalmente né?

No site da autora tem diversas atividades que auxiliam a criança a entender esse processo de identificar sentimentos. No Pinterest e google tem outras muitas mais. Vou aproveitar para compartilhar com vocês um dado que fez sucesso aqui em casa. Achei em algum site e adaptei com o nome das emoções em português. Tem a versão colorida que usamos muito em casa e a versão preto e branco que vira e mexe a Clarice pede para eu imprimir e ela pintar. Agora é uma boa fase para ensinar as crianças a lidarem com as emoções. Não sei na casa de vocês, mas aqui em casa está tudo mais intenso.

Nós  jogamos o dado para cima e quando o sentimento sai, precisamos dar um exemplo de situação que nos faz sentir aquela emoção. Mas você pode adaptar a brincadeira da forma que quiser.

Dá pra inventar bastante, e eu deixo a Clarice cortar, colar, pintar. As primeiras saíram bem tortas ahahahah mas agora ela já corta certinho. Treina, além de tudo, coordenação motora fina, e ela fica se achando por ter feito o próprio brinquedo. Sucesso por aqui!

DOWNLOAD da versão colorida

DOWNLOAD da versão preto e branco

E se você não conhece o livro, indico fortemente (link abaixo). É sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo