Crash – No limite; Todos os Nomes – José Saramago

Duas coisas que eu amo: livros e filmes. Sou capaz de ficar uma tarde de sábado todinha lendo um livro e ainda assistir uns quatro filmes seguidos a noite. Gosto mesmo, e ainda compartilho esse mesmo gosto com o Pê, sorte a minha não?

E esse final de semana terminei de ler um livro (ótimo, por sinal) e assisti um filme perfeito. Vamos por partes.

Crash - No LimiteSó o diversificado elenco desse filme já é motivo para instigar a curiosidade e nos atrair ao cinema. Claro que ficou muito mais famoso após ganhar o Oscar, mesmo assim eu ainda não havia assistido. Crash se mostra muito melhor que um simples filme de ação. É um filme que mostra a dura realidade dos preconceitos existentes no país de primeiro mundo. E não apenas o preconceito racial. O étnico, muito mais forte na Big Apple. Mostra a vida em seus vários aspectos. A criminalidade, a intolerância, tudo devidamente dosado, um colírio para os olhos, com interpretações perfeitas e trilha sonora melhor ainda. Se você ainda não viu, recomendo. Esse cartaz não é a capa do filme, peguei nesse site, fora as capas originais dos DVDs tem algumas outras “alternativas”; essa cena do filme é uma das mais PHODAS.

Já o livro Todos os Nomes, José Saramago, relata a incrível saga do senhor José (o único nome do livro todo) na busca de sua “mulher desconhecida” depois de, eventualmente, achar o verbete dela no meio da sua coleção de verbetes de pessoas famosas (caracterizando aí o início dos delitos na sua vida).

Que eu sou fã de José Saramago, isso não é novidade pra ninguém, está na minha descrição. Tenho nove livros dele e, até hoje, não me arrependi de ter lido N-E-N-H-U-M? Ensaio sobre a Cegueira é um dos melhores.

Sem contar que o amor do Saramago pela Pilar (esposa) é lindo, e isso fica bem claro em todos os livros dedicados a ela (À Pilar, meu Pilar. Não é perfeito isso?). Aproveitem as duas dicas, tenho certeza que não vão se arrepender. 😛

[tags]jose saramago, todos os nomes, crash – no limite[/tags]

4 comentários em “Crash – No limite; Todos os Nomes – José Saramago

  1. Bem, eu controlo meus livros e filmes numa planilha no Excel. Eu tô querendo colocar as listas na internet faz um tempão, mas ainda não achei como. Também controlo os filmes no site do IMDB. É só criar uma conta, criar uma lista e incluir os filmes cadastrados lá na sua lista, mas quero eliminar isso. Até porque ter duas listas da mesmo coisa é burrice. Ainda prefiro o Excel. Assim que a conta no WordPress funcionar, quero criar uma página pros livros e outra pros filmes. É bom que já dá pra colocar comentários também, né? Sei lá! Tenho umas idéias doidas na cabeça, mas ainda não achei um jeito de colocá-las em ação. Enquanto isso, uso o Excel. Se quiser, mando as duas planilhas pra você por email. 🙂

    Acredita que nunca li um livro do Saramago? Uma vergonha! Um dos únicos da nossa língua a ganhar um Nobel…

    Crash eu assisti o ano passado e está na lista dos meus favoritos. É ma-ra-vi-lho-so!!!!! Definitivamente precisamos de mais filmes assim!

    BeijosBeijos

  2. Nanda, com certeza você deu boas dicas de filme e livro.Pensando nisso, gostaria de retribuir.O último filme que vi, é uma obra primorosa, claro que é minha opnião, mas ai vai: A culpa é do Fidel.E para não deixar de fora a literatura, um dos autores que admiro, alem do Saramago, é claro, é o Jorge Luiz Borges, então o livro é: Historia Universal da Infamia.

    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo