Nesse site, encontrei o cartaz da campanha da fraternidade 2007. Mais um veículo de comunicação alertando para uma possível extinção do “Ar condicionado do planeta”. Sem contar com a ligação direta ao tema aquecimento global, desenvolvimento sustentável e tantos outros que fazem as manchetes dos grandes jornais e revistas do mundo todo. Tudo bem que é um pouco tarde para dar a devida importância a algo realmente relevante para o futuro da humanindade (não digo isso pela campanha, mas pelas atitudes dos governantes de muitos países). Mas, antes tarde do que nunca, não?
A EXPLICAÇÃO DO CARTAZ
Fraternidade e Amazônia
Vida e missão neste chão
“Na parte superior do Cartaz, a terra seca e rachada representa a realidade de algumas partes da Amazônia durante a estiagem e adverte que, sem o devido cuidado, toda a região pode ser destruída.
A abundante presença da água lembra que a Amazônia é uma importante reserva de água doce no planeta, além de transmitir uma sensação de transparência, força e vitalidade.
O elemento principal do Cartaz é a vitória-régia, conhecida pelos índios como panela de espíritos. Considerada um dos símbolos da Amazônia, essa planta é forte e tem raízes profundas que tocam o leito do rio; ao mesmo tempo, é sensível, assim como o povo nativo da região, que sobrevive com muita garra, mas precisa do apoio fraterno de toda a sociedade brasileira. Ao mostrar o contraste entre a terra seca e a exuberância da água, o Cartaz chama a atenção para a devastação da Amazônia e o descaso com a vida. Representa a esperança de encontrar uma solução para os conflitos da região com base na solidariedade e no respeito às diferenças”.
Aproveitando o tema, vocês assinaram o abaixo assinado? Esse aqui? Tá, tudo bem, eu não acredito que este abaixo-assinado será a salvação da Amazônia. Obviamente, os próprios artistas idealizadores do projeto (Cristiane Torloni, Juca de Oliveira, Victor Fasano) também acham. Como um deles bem definiu, a idéia é alertar a sociedade, dar um grito de indignação contra as atrocidades que são feitas ao nosso maior patrimônio natural. E, sendo assim, eles têm todo meu apoio, incluindo uma assinatura, e um pedido aos meus poucos, mas grandes amigos: vamos assinar o abaixo-assinado?
[tags] campanha da fraternidade 2007, amazonia para sempre, aquecimento global, fraternidade e amazonia [/tags]
Oi, Nanda! Excelente post”! Legal o link pro Faça a sua parte! Já participei da campanha pela Amazônia. Credo, que mulheres são essas aí em baixo?? Não me encontrei em nenhuma, he he.
beijo, menina
Nanda,
Numa época em que a Igreja Católica perde cada vez mais adeptos para outras, poderíamos pensar que nada mais conveniente do que associar a imagem da Igreja às questões ambientais. Afinal, quem faz a campanha é a CNBB. Em todos os casos, e por linhas tortas, acaba contribuindo para disseminar a idéia. Vale por isso. bjs