Dia Internacional da Mulher
A idéia de se criar o “Dia Internacional da Mulher” surgiu em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres realizada em Copenhague, na Dinamarca. A proposta de homenagear, no âmbito mundial, os movimentos feministas foi aceita por unanimidade pelas mais de 100 mulheres de 17 países que participavam do evento. Na época, as principais lutas eram pelo sufrágio universal e por melhores condições de trabalho.
No entanto, na ocasião, nenhuma data foi fixada para celebrar o dia da mulher. Assim, em 1911, países como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça celebraram as mulheres no dia 19 de março. Por outro lado, os movimentos feministas dos EUA continuaram a prestar homenagem à mulher no último domingo de fevereiro, quando era comemorado, desde 1909, o Dia Nacional da Mulher.
Às vésperas da 1ª Guerra Mundial, em 1913, como parte dos diversos movimentos de paz que começaram a surgir na Rússia, emergiu naquele país a primeira comemoração do dia internacional da mulher. Esta aconteceu, assim como nos EUA, no último domingo de fevereiro.
O marco do “Dia Internacional da Mulher” no dia 08 de março aconteceu em 1917, ano em que a Rússia viveu a revolução bolchevique e saiu oficialmente da guerra. Neste ano, em que o país estava destroçado e tinha pelo menos dois milhões de soldados mortos na guerra, as mulheres novamente optaram por celebrar seu dia e protestar pela paz no último domingo de fevereiro.
As russas começaram, então, uma greve geral por “pão e paz” (“bread & peace”). Os líderes políticos do país foram contra o movimento, alegando que era um péssimo momento para o país enfrentar uma greve. Mas elas estavam convictas e seguiram adiante.
Apenas quatro dias depois do início da greve, pressionado pelas manifestações de massa internas e pelo quadro internacional (em plena guerra), o então Czar Nicolau 2º foi deposto do cargo. Ao assumir, o Governo Provisório, liderado por Kerenski –que seria deposto pouco depois pela Revolução Russa– garantiu às mulheres o direito de votar.
A vitória do movimento feminista na Rússia ficou marcado na História e passou a ser referência no mundo inteiro. O domingo em questão caiu no dia 23 de fevereiro. Na época, a Rússia usava um calendário diferente do ocidental. Este lado do mundo vivia neste dia seu 8 de março.
A partir deste ano o “Dia Internacional da Mulher” passou a ser celebrado no dia 8 de março –como é até hoje. Em 1975, em Assembléia Geral, a Organização das Nações Unidas reconheceu oficialmente a data.
Dia Internacional da Mulher
Lucia Helena dos Santos
As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.
Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.
Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.
Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.
Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.
Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.
Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano .
Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.
Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza e admiram a dádiva que é ser mulher!
Façamos não só desse dia o dia da mulher. A cada dia que a mulher ocupa melhores cargos, conquistam seu espaço, vai a luta atrás de seus idéais, que todas nós possamos comemorar mais uma vitória. Não é só porque cuidamos da casa, do marido, dos filhos, estudamos e ainda trabalhamos fora que merecemos um único dia especial. Que a igualdade entre os sexos se estenda não só aos salários ou funções desenvolvidas, mas sim também aos cuidados da casa, dos filhos, das responsabilidade que outrora era exclusivamente da mulher.
Mulheres da nova geração como eu e você merecemos muito mais que um elogio ou um dia especial, ao conciliarmos todas as nossas tarefas, que realizamos com garra e boa vontade. E, quando quase enlouquecermos de tantas coisas a fazer, que não seja necessário uma internação de emergência. 🙂
Nanda, você já viu que a sua sidebar dá pau no Firefox?
Beijos menina e parabéns pelo seu dia também! 🙂
Eu ia dizer isso, no Firefox, as letras ficam ao lado da foto e sobre o post.Post muito bom, por sinal. E a luta precisa continuar.
beijo,menina
Very useful and informative blog. Recommended for all to see.
http://medsdrugs.blogspot.com/
Otimo Post!
Mulheres Unidas!