Meme das três atitudes eco-conscientes

Eu adoro esses memes, vindo dela então.

Assim: a Lucia Malla, criou em seu blog , e lá no Faça a sua parte, um meme das 3 atitudes ecoconscientes e a Denise me repassou a tarefa pra que divulguemos, de forma bem descontraída, nossas ações adultas por um mundo mais ecoconsciente. A idéia é gerar um mar de idéias, discussões e soluções ecológicas pela blogosfera. Não seria o máximo?

A idéia é a seguinte:

“Poste as 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no boteco, etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra.

Cada um escolhe o tempo verbal e o local que quer usar no seu meme, e se possível, discute um pouquinho sobre cada uma das suas 3 atitudes. Se a pessoa tiver mais atitudes para postar, não tem problema, ponha quantas quiser. 3 é um número aleatório que eu escolhi, mas não obrigatório. O mais importante é tentar pôr a mão na ecoconsciência e tirar 3 atitudes que você acha interessantes serem repassadas para outras pessoas ao redor, que outros leiam e, quem sabe, se inspirem.”

Vamos lá:

Natureza1) Separar lixo reciclável de lixo orgânico: faço isso no meu serviço, e em casa estamos começando a ter essa rotiuna também. Minha mãe separa garrafas plásticas, embalagens, jornais e tudo que pode ser reciclado. E coloca para fora de casa logo de manhã para a coleta seletiva, que é realizada às terças feiras aqui na minha cidade. Tem dado certo, muitos vizinhos colaboram, dá pra ver nas calçadas o lixo separadinho. Na escola, como mexo muito com papéis, separamos tudo e vendemos aqui para uma cooperativa de catadores de papel.

2. Boicotar empresas que são conhecidas por desastres ecológicos ou simplesmente por não respeitarem corretamente o meio ambiente: eu não faço isso com todas as empresas, mesmo porque não conheço todos os processos delas em favor do meio ambiente. Mas eu sempre estou lendo a respeito, pesquisando e quando descubro algo que não compatibiliza com meus valores, simplesmente deixo de ser cliente dessa empresa. Vocês podem pensar: ahn, uma única pessoa não vai abalar o enorme faturamento de uma multinacional. Mas EU TENHO A MENTE CONSCIENTE, portanto ajo assim. E se todos fizesse um pouquinho, as empresas teriam que mudar para reconquistar os seus antigos clientes, vocês não acham???

3. Economizo água e não ando de carro: a primeira, eu tento fazer ao máximo. Fecho a torneira quando escovo os dentes, lavo toda a louça depois enxáguo de uma vez, enfim, o que posso fazer para economizar eu tento. E também divulgo: na escola onde trabalho, a coordenação tem um projeto de economia de água, onde ensinamos os alunos desde a primeira série a lavar as mãos e dar descarga rapidamente. E eu não tenho carro, por tanto não colaboro emitindo gás carbônico. E esse ano vamos montar um grande jardim com diversas árvores num espaço que foi reservado justamente para isso na escola. Eu já estou com a minha sementinha crescendo no fundo cortado da garrafa de dois litros. Posto aqui quando ela estiver aparecendo e quando for plantada na escola também.

Então, agora é a vez de incentivar mais algumas pessoas, que, mesmo que não pratiquem, podem a partir de agora pararem um pouquinho, refletir e agir para ajudar nosso planeta. São elas: Mirian e Tábata. Quem mais quiser, sintam-se a vontade, o importante é divulgar (e AGIR).

[tags] meme ecoconsciente, aquecimento global [/tags]

6 comentários em “Meme das três atitudes eco-conscientes

  1. Minha querida, fez a lição direitinho! Estou pensando em conversar com a sídica aqui do prédio sobre o assunto. Quanto ao carro, ainda preciso dele pra me deslocar de um local de trabalho pro outro e porque trabalho à noite e volto sozinha, mas quando vou ao Centro , prefiro o frescão.
    beijo grande, menina

  2. Vim lá da Denise, também postei o assunto.
    Aqui onde eu moro não há coleta seletiva,mas mesmo assim fazemos nossa parte, coloco tudo que é reciclado, separado, porque os catadores sempre passam antes do caminhão de coleta,e levam tudo que lhes possa ser útil.
    Acho que cada um fazendo um pouquinho, e principalmente divulgando, a tendência é incentivarmos outros.
    Um beijo

  3. Nanda,
    finalmente respondi o seu meme. Desculpa não ter respondido antes. Estou meio em hiatus com o PNM. Acho que é porque fiquei muito em cima dele nessa mudança. Sei lá…
    (mas eu recebo todas as suas atualizações no meu google reader. Chiquetosa.)

    Eu não fiz domínio próprio. Sou meio pão-dura, sabe? E eu poderia pegar essas sites de hospedagem, mas quero um coisa mais simples. Já trabalhei com ftp e sei como funciona… O único problema é alguns limites do wordpress. Não consegui colocar o Best Stuffs in the World na minha barra lateral porque ela não aceita código javascript. E o countdown do 1001 dias também não deu pra colocar. Uma pena. Mas mesmo assim, valeu muito a mudança. Minhas Estrelas é um sucesso! 🙂 Já ficou em destaques um monte de vezes. Tô tão boba… :))))

    E o Minhas Estrelas e o PNM agora estão com RSS. O Minhas Estrelas tá no Technorati e no FeedBurner… Tô descobrindo essas ferramentas todas. Uma maravilha!!

    Beijos, ‘miga!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo