Esse é (mais ou menos) fácil. Eu poderia citar Harry Potter, que é uma série que eu amo e fiquei fascinada quando li. Poderia citar também a trilogia Senhor dos Anéis, que é encantadora com seu mundo, suas ideias. Mas não, não vou citá-los. Vou citar o livro desse autor que marcou minha vida. O livro que virou filme e encantou (ou assustou, talvez), mas que eu conheci bem antes e soube que ele era o cara. O livro que me fez querer devorar todos os outros do mesmo autor, e me fez achá-lo o melhor ever.
Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente.
Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.
Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: “uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos”.
Ensaio sobre a cegueira é um livro denso, não tão fácil de ler e menos ainda de ser compreendido. Através de metáforas busca a essência do ser humano, colocando-os em um nível de desespero que os fazem mostrar sua angústia e seu eu verdadeiro mais sombrio. Eu SUPER recomendo o livro!
Nanda, eu tô adorando acompanhar esse meme. Não sabia que vc tbm estava nessa, vou te acompanhar tbm hehe.
Sabe que eu nunca li nada de José Saramago! Até tentei, comecei a ler Ensaio sobre a lucidez, mas ai surgiram outros livros, e acabei abandonando esse, mas qualquer hora eu retomo a leitura. E me interessei por esse tbm, Ensaio sobre a Cegueira, vou seguir sua indicação. Já vai pra minha listinha hehe.
Bjks!
Também já li… me surpreendeu.
Perfeito!!!
Também já li… me surpreendeu.
Perfeito!!!
Eu simplesmente AMO este livro! A primeira vez que li foi pra faculdade… depois li umas 3 vezes mais… acho difícil escolher um livro favorito entre tantos que tanto gosto… bjks!
Eu nunca li Saramago – shame on me! E também não vi o filme, … Mas vou colocar na lista e te digo o que achei.
Smacks.
Mah, eu SUPER recomendo saramago. Começa com esse, lê antes de ver o filme. você vai adorar!
Bjos
Nossa, esse livro é tudo! Eu o vejo como o que enxergava enquanto nós curtíamos nossa cegueira, nossa alienação em aceitar tudo sem questionar.
Trecho: “Por que foi que cegamos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem”
ADORO essa citação, Ana! Realmente é a essência do livro, a mensagem que quer ser transmitida, né?
E amo ainda mais saber que tantas pessoas gostam do livro como eu! =D
Bjos
Sabia que esta seria tua escolha, Nanda! O meu é Griffin e Sabine, que eu não tenho, nem sei se um dia vou ter #chorolitros 🙁 Beijos!
Ana, eu ia adorar ter esse livro também! Já procurou em sebos? Acho pérolas em sebos, viu!
Beijoss
ah Nanda e que livro hein?! Amo Saramago com todas as minhas forças!
estrelinhas coloridas…