Adote o seu planeta

Tudo começou com um post da Lucia Malla. A Ana e o Allan decidiram fazer uma campanha pela blogosfera em relação ao aquecimento global. E a Denise abraçou a idéia rapidinho. Foi assim que nasceu o Faça a sua parte. Como a Ana mesmo disse lá no blog, “uma campanha na blogosfera de conscientização das ameaças que o aquecimento global trazem à humanidade e como podemos mudar atitudes individualmente para que os estragos sejam menores, ou pelo menos, sejam retardados”.

No final do ano passado fiz um trabalho na faculdade a respeito da Responsabilidade Social. Foram alguns meses de pesquisa e envolvimento da turma toda (e olha que são quase 70 alunos). Um dos temas foi a Responsabilidade Ambiental, que vêm sendo considerada um dos principais fatores de classificação das empresas, como por exemplo as empresas citadas no Guia das Melhores Empresas para se trabalhar, da editora Abril.

Cito esse exemplo porque dentre os indicadores que são levados em consideração, a responsabilidade ambiental da empresa é um dos que tem maior peso em relação à nota final. E isso não só nas grandes empresas. Nas pequenas também.

As empresas tem como DEVER cuidar do ambiente externo em que tiram seus lucros. Isso é quase que óbvio. É como aqueles valores que antigamente eram natos e hoje são vistos como qualidade nas pessoas, sabe? Educação, humildade, respeito. Então, as empresas agem dessa maneira achando que estão fazendo uma doação ao mundo, quando na verdade deveriam estar fazendo muito mais.

Pois bem, uma das dicas que o guia e as próprias empresas dão aos seus consumidores é que SEJAM CLIENTES DAQUELAS EMPRESAS QUE DEFENDEM OS MESMOS VALORES QUE OS SEUS.

Assim, se o João da Padaria não colabora com a coleta seletiva, você pode SIM comprar pão no mercado da esquina, que colabora. É claro que se você tem sua casa água abastecida por uma empresa que não faz tratamento de esgoto em sua totalidade na cidade, não tem como você boicotar essa empresa, vai ficar sem água? NÃO.

Mas onde você pode OPTAR, ESCOLHER, faça PREVALECER A SUA VONTADE. Nós somos os consumidores finais de diversas organizações que devem levar em consideração o futuro do nosso planeta. Nossas atitudes que levam às mudanças. Conheça a empresa que você é O CONSUMIDOR. Não colabore com mais instituições que exploram o NOSSO PLANETA. ADOTE O SEU PLANETA.

E claro, visitem o blog: Faça a Sua Parte.

[tags] aquecimento global, faça a sua parte, adote o seu planeta[/tags]

6 comentários em “Adote o seu planeta

  1. Nanda, minha linda, que post “meia boca”, que nada! Muito bom! Embora a gente saiba que é difícil, mas não impossível. Seu post de hoje me deu idéia pro meu próximo post lá no Sturm und drang. Vou precisar citar umas partes do teu post, posso?
    Ah, obrigada pelo link, a que já retribuí.
    beijo, menina

  2. Adorei o seu post, Nanda! É isso mesmo. Isso eu ainda não faço, não procuro saber quais empresas fazem algo ou não pelo meio ambiente, mas é bem interessante isso sim. E bota conscientização nisso!! Obrigada por divulgar o blog.

  3. Pensamos, às vezes, que fazemos coisas “meia-boca” ou insignificantes. O mais importante é saber que o conjunto das ações é o que irá fazer a diferença. Mesmo que falte segurança no início, a consciência de não estarmos sós nos faz fortes e capazes de mudar o mundo.
    🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo