Top 10 – Livros preferidos da Clarice

Clarice aos cinco anos já leu mais livros do que muito adulto por aí rs e é claro que sabemos que isso é um puta privilégio, porque livros no Brasil são caros. Muito caros. Mas é um dinheiro muito bem investido. Quem me acompanha no Instagram fernandabalieiro sabe que livros são um assunto muito recorrente por lá. Nós lemos diariamente desde que Clarice era bem pequenininha. Todos os dias antes de dormir, escolhemos um livro para ler. É um momento super especial, de conexão, conversa, risadas. Criei até uma tag no Goodreads para acompanhar as leituras dela, preciso atualizar, mas alguns dos nossos livros favoritos já estão por lá.

Esse ano, no dia do livro, fiz um post no Instagram e pedi para ela escolher os seus livros favoritos do momento. Caso você se pergunte como fazer uma criança gostar tanto de livros, acredito que trata-se de um caminho. Que gostar de ler é um processo que se dá por exemplos (você lê na frente dos seus filhos?) e disponibilidade. Infelizmente envolve uma boa grana, como já mencionei ali em cima (livros não são baratos mesmo), mas vale a pena escolhê-los ao presentear uma criança, por exemplo. Clarice tem livros desde que nasceu. E livros na idade certa estimulam, ativa a imaginação, curiosidade. Tenho várias fotos na tag #claricelendo no Instagram, e é uma das coisas mais lindas que gosto de rever. É essa geração que vai mudar esse mundo aí gente! Confia e vai. Se quiser, me indica um livro que seu filho gosta pra gente aumentar nossa biblioteca,. Deixa a indicação aí nos comentários do post (alguém ainda comenta em blog? ahahaha)

Ahn, os livros escolhido por ela, que estão ali na foto de cima, e outros cinco que ela também ama, mas que fui eu que incluí na lista, todos aqui embaixo. (todos super recomendo, são lindos):

Quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira.  O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias.

Esse livro é lindo. As ilustrações são incríveis, sempre que lemos imaginamos o que nós iríamos encontrar se viajássemos pelo mundo como Obáx. E que na nossa imaginação, tudo pode acontecer.

Comprei esse livro Clarice ainda nem sabia andar rs eu já seguia algum tempo a autora e sou simplesmente apaixonada pela sua escrita leve, linda, cheia de interpretação.  E Clarice simplesmente AMOU. Por muito tempo foi su livro preferido, até hoje está entre os preferidos. Sempre amou ver as ilustrações, com o tempo foi entendendo porque Monstro Rosa fugiu de casa, e onde era muito mais legal viver. E aos poucos vamos fomos falando de diferenças, de que cada um tem seu jeito, sua cor, suas preferências. E que cabe a nós respeitar o que cada um é, como cada um é.  Monstro Rosa é mais do que uma história sobre como as diferenças podem unir as pessoas, mas um verdadeiro grito de liberdade.

Não me lembro exatamente porque comprei esse livro, acho que vi em algum ranking que era um dos mais vendidos (sou dessas) e comprei. Achei a capa linda também. E quando chegou e fomos ler, eu chorei. Clarice já sabia ler e ela quem leu a primeira vez. Eu consigo lembrar do cheiro, da roupa, do momento que lemos juntas. Se você perguntar seu livro preferido, é esse que ela vai responder. “Essa é a primeira vez / Que no mundo tem você / E eu imagino as maravilhas / Que você vai fazer.”  De corajosas e ousadas a criativas e sagazes, as rimas poéticas de Emily Winfield Martin expressam todos os sentimentos cheios de amor que pais têm por seus filhos. E realmente são rimas lindas, compreensivas, que expressam o amor incondicional que temos por nossos filhos. Mesmo se eles se transformarem em planetas, lápis ou o que for, sempre os amaremos. Que mensagem linda. Esse livro é um encanto.

Comprei despretensiosamente esse livro e nos apaixonamos. Uma menininha que quer ser livre, fazer as coisas do seu jeito. Identificou alguma semelhança por aí? ahahahaha O problema é que depois desse livro Clarice nunca mais quiser prender o cabelo rsrs disse que quer ser igual a Selvagem rsrs

Depois de lermos toda a coleção de Livros Trace Moroney, achei que podíamos começar a ler o Emocionário. E Clarice simplesmente amou. Desde que ela era muito novinha nós nomeamos os sentimentos por aqui. Deixamos o sentir livre, buscamos alternativas para vivermos alguns sentimentos, e confesso que estou aprendendo juntamente com ela (assunto para outro post). E o Emocionário é um livro com tantos sentimentos que nem eu sabia que existiam tantos assim rsrs Vale muito a pena

Extras – minhas indicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Voltar ao topo